22/10/2015
A parceria lança o Projeto Conexão Esportiva, que visa incentivar a prática do esporte entre alunos de escolas públicas e privadas de Santa Rita do Sapucaí.
Quase 500 alunos da cidade de Santa Rita de Sapucaí serão beneficiados com o Projeto Conexão Esportiva, fruto de parceria firmada recentemente entre a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa - ETE FMC, a empresa Metagal (quarta maior fabricante de espelhos retrovisores automotivos do mundo) e o Governo de Minas Gerais.
O Projeto começa em março de 2016 e terá, em princípio, dois anos de duração. Estudantes de escolas públicas e particulares de Santa Rita do Sapucaí, de 7 a 14 anos, pré-inscritos (data de abertura de inscrições em definição), poderão participar de aulas das modalidades esportivas de atletismo, basquete, futebol, futebol americano, futebol de salão, handbol e volei.
As aulas ocorrerão na ETE FMC e no Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, que também apoia o projeto, disponibilizando sua infraestrutura esportiva aos participantes. Os alunos serão divididos por idade, em turmas de 30.
O Conexão Esportiva integra o programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte, promovido pelo Governo Estadual, para que a prática esportiva aumente no Estado. "Pela Lei de Incentivo ao Esporte, até 0,05% da receita líquida anual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS, que cabe ao Estado, são direcionados a apoiar atividades esportivas ou paradesportivas. Em 2015, R$ 14.059.240,55 estão sendo revertidos em lazer, esporte, recreação e bem-estar aos mineiros", afirma o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique Alves da Silva. "Esse mecanismo é uma forma de não só impulsionar o esporte, mas também mostrar para as empresas o quanto é benéfico vincularem sua marca as ações esportivas".
"Por meio do Conexão Esportiva, empregamos os nossos esforços na promoção humana que norteia todos os passos da Instituição. Nosso objetivo é atuar na transformação social, por meio do ensino de qualidade e da transmissão de valores como ética, compaixão e cidadania", diz o professor Alexandre Barbosa, diretor Geral da ETE FMC. "Estamos muito felizes em poder trabalhar com estas crianças e faremos o nosso melhor para que o projeto atinja os objetivos".
Segundo o professor da ETE, Eduardo Ribeiro, responsável pelo projeto, a escola tem uma excelente infraestrutura, que proporciona espaço para a prática das mais diversas modalidades esportivas, "condição que também nos permitiu estar nessa parceria". Com uma área de 131 mil m2, sendo 31 mil m2 de área construída e instalações para uso da comunidade educativa, a ETE tem dois campos com medidas oficiais, piscina semiolímpica, quatro quadras poliesportivas para a prática de jogos, como o futsal, vôlei, basquete e outros.
Ribeiro conta que a ideia é de que o Conexão Esportiva se torne um programa permanente. "Nessa primeira etapa beneficiaremos um total de 5,6% dos 8500 estudantes da cidade. Se tudo der certo, poderemos aumentar os investimentos".
Para Geovani Nilce, representante da Metagal em Santa Rita do Sapucaí, a empresa acredita que o desenvolvimento da sociedade só acontece mediante ações transformadoras. "O compromisso da ETE com este desenvolvimento foi fundamental para atuarmos em parceria e apoiarmos o projeto Conexão Esportiva".
"O Instituto Nacional de Telecomunicações sente-se honrado em participar desta iniciativa e parabeniza a ETE FMC, que, mais uma vez, busca ser pioneira na educação de adolescentes e jovens e a empresa Metagal, por apoiar decisivamente este projeto", gratifica o Prof. Marcelo de Oliveira Marques, Diretor do Inatel.
Além das aulas programadas, os estudantes envolvidos no projeto participarão de eventos esportivos, que acontecerão ao longo do ano: Clinica Esportiva, Campeonato Esportivo, Festival Esportivo e Palestra Motivacional.
Metagal - Com mais de 50 anos de atuação, a Metagal fornece espelhos retrovisores internos e externos para todos os segmentos de veículos automotores, inclusive caminhões, ônibus e motocicletas produzidos por montadoras instaladas no Brasil e na Argentina, onde mantém seis unidades industriais - sendo cinco delas no Brasil e uma na Argentina. Como exportadora, a Metagal também equipa com seus produtos veículos que circulam na América do Norte, Europa, Oceania e mais de 50 países.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.