22/11/2016
Ana Raquel Calháu Pereira tem apenas 22 anos e já se destaca no mercado da tecnologia. A ex-aluna da turma de 2012 já é sócia de uma startup - modelo de empresa empreendedora com base em um negócio inovador - que desenvolve softwares inteligentes capazes de transformar a maneira com que pilotos de avião e helicóptero lidam com informações aeronáuticas.
Além de sócia, Ana Raquel também atua como Diretora de Marketing no desenvolvimento de produtos e análise de novos negócios na startup do setor aeroespacial, NexAtlas, que já possui 40 mil usuários na plataforma de planejamento de voo.
Recentemente ela ganhou uma viagem para participar do curso Brazil-Stanford Innovation and Entrepreunership Program, no Vale do Silício, em reconhecimento ao desempenho. Também já ministrou palestras no Women Techmakers da Google, em Belo Horizonte, no Hacktown, em Santa Rita do Sapucaí e no Palco de Empreendedorismo da Campus Party, em Belo Horizonte, tendo sido convidada para falar sobre jornada empreendedora e financiamento coletivo para startups.
Hoje, Ana Raquel cursa Ciências da Computação na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Mas ao final do 2º ano da ETE, já havia sido aprovada em 3º lugar para Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o resultado do ENEM. “O curso técnico permitiu que eu desenvolvesse várias habilidades, como: trabalhar em equipe, expor minhas ideias de forma concreta, debater e desenvolver um produto, além de auxiliar a construir uma metodologia de trabalho. Na ETE expandi meus horizontes, desenvolvi pensamento lógico, aperfeiçoei minha interpretação de texto e a língua inglesa - o que me deu uma base sólida para o vestibular” – conta Ana.
Ela finaliza dizendo que a ETE FMC forma profissionais competentes, cidadãos conscientes, amigos e líderes. E completa: “A maior parte dos meus colegas estão em boas universidades e em posições de destaque no mercado”.
Ana Raquel na Universidade Stanford, na Califórnia
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.