23/03/2018
Lucas Pinto Lemos formou-se técnico em eletrônica em 2017 e busca um novo futuro profissional. O jovem de 19 anos iniciou o curso de Direção Cinematográfica, na Universidad del Cine, em Buenos Aires.
Lucas conta que não pensava em fazer o curso técnico, mas com o incentivo da família percebeu que seria uma grande oportunidade de aprendizado. “No primeiro ano de ETE conheci o professor João Taero e, consequentemente, o teatro. Logo fui tentar fazer parte daquele meio, na produção. Fiz parte de grandes peças que tiveram na Escola ao longo dos três anos de curso, chegando a assistente de direção. O Taero se tornou um amigo e me proporcionou muitas tarefas que me fizeram querer ser um cineasta”.
O estudante conta que o cinema entrou em sua vida há alguns anos. “Não sei dizer como, mas quando percebi já estava tomado por esse universo e apaixonado. Desde então, comecei a me informar sobre o cinema, a assistir muitos filmes, acompanhar atores conhecidos e me deparei com cineastas encantadores.”
Para o estudante os três anos na instituição foram repletos de emoções, alegrias e muitos conhecimentos. “A ETE nos oferece uma formação integral. Adquiri maturidade para lidar com os desafios da vida acadêmica, profissional e pessoal. Sinto saudades dos professores, dos amigos que fiz ao longo dos anos e também das aulas de teatro, as quais me fizeram gostar mais de cinema e escolhê-lo como profissão”.
Teatro de Arte da Escola Técnica – TAETEC
Há quase 20 anos o TAETEC está presente no cenário cultural santa-ritense. Todos os anos são apresentadas peças que proporcionam à população de nossa cidade um contato direto com a arte e, muitas vezes, orientadas por reflexões sociais.
O TAETEC é formado apenas por alunos da ETE FMC, que quando ingressam na escola têm a oportunidade de entrar para o grupo. As aulas, sem qualquer custo adicional, acontecem em dois dias na semana. Os participantes recebem noções de expressão corporal, técnica vocal e postura em público, além de estar um ambiente de descontração que revigora o trabalho em equipe.
Este ano duas peças serão apresentadas:
- Dom Quixote (agosto);
- Bang Bang! Você morreu! (outubro).
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.