23/04/2013
Desde o início de abril, os funcionários da ETE FMC começaram a participar da ginástica laboral oferecida duas vezes por semana, com duração de 10 a 15 minutos, sob orientação do Professor de Educação Física, Eduardo Ribeiro.
A ginástica laboral é a realização de exercícios específicos ao ambiente de trabalho com o objetivo de promover o bem-estar dos colaboradores e prevenir de lesões por esforço repetitivo, além de melhorar o convívio social entre os diferentes setores.
"Pela primeira vez, é oferecida aos funcionários uma atividade com vantagens variadas, como tirar a tensão excessiva voltada ao trabalho, melhorias física e emocional, melhor percepção corporal prevenindo acidentes, reforçando a atenção e o reflexo", explica o Prof. Eduardo.
Este novo projeto inserido pela CIPA e apoiado pela Diretoria, trará benefícios para os funcionários da ETE. "São exercícios, alongamento e informações que tendem a melhorar o estilo de vida do trabalhador, melhorando a circulação e fortalecimento da musculatura que será trabalhada durante expediente. A idéia é que com essas pausas o trabalhador possa ter mudanças de movimento", conta Eduardo.
A ginástica laboral é dividida em dois grupos para atender necessidades diferentes; para os funcionários que trabalham com maior gasto de energia, como limpeza e manutenção predial, e para os colaboradores ligados à área administrativa.
Ainda tramita em votação o projeto de lei 6083/09, que foi aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público em 2010 para obrigar as empresas com cerca de 100 ou mais funcionários a terem um programa de ginástica laboral. As empresas ainda não têm essa obrigação, mas muitas o fazem por notar os benefícios que esse tipo de atividade física trazem para os funcionários e para a companhia em si. (Fonte: www.educacaofisica.com.br)
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.