16/08/2016
Robô identificador e desarmador de minas terrestres, Sistema auxiliador para aprendizado de violão, Palmilha para pés diabéticos, Jogo para crianças autistas, Labirinto interativo para o desenvolvimento motor, Dispositivo que altera o tempo do semáforo, Gerenciador de consumo de energia, Lixeira inteligente. Essas são algumas das 150 invenções que serão apresentadas na Feira de Projetos Tecnológicos da ETE – PROJETE 2016 – que será realizada em outubro, durante a Semana da Eletrônica promovida pela Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí/MG.
A Semana da Eletrônica tem por objetivo a promoção da ciência, tecnologia e inovação. Uma extensa programação inclui minicursos, capacitações e palestras de variados temas como: jogos digitais, mudanças climáticas e tendências tecnológicas. “Essas atividades promovem o intercâmbio de pesquisadores e palestrantes, difundindo conhecimentos e experiências bem sucedidas entre profissionais, professores, estudantes e o público em geral”, explica o coordenador de cursos, professor Eduardo Abranches.
A PROJETE – principal evento da Semana da Eletrônica – reúne projetos eletrônicos das áreas de automação, biomédica e telecomunicações, e soluções voltadas para aplicação em educação, energia, sustentabilidade, tecnologia assistiva, domótica, entretenimento, esporte, segurança e internet das coisas. Com foco na inovação e criatividade, as invenções são desenvolvidas ao decorrer do ano pelos alunos dos cursos técnicos diurnos e noturnos.
A novidade para este ano é o prêmio Sustentabilidade. “A tendência da tecnologia é basear-se em energias sustentáveis e renováveis. Esse ano a PROJETE terá um enfoque maior em sustentabilidade, tanto que pela primeira vez foi instituído o Prêmio Sustentabilidade”, explica o coordenador da PROJETE, professor Fábio Teixeira.
Também são destaques da premiação: a indicação dos melhores projetos para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP e a menção honrosa feita pela ABRIC – Associação Brasileira de Incentivo à Ciência.
A Semana da Eletrônica começa dia 03 de outubro, segunda-feira, com atividades programadas até sexta-feira. Já a PROJETE tem início dia 05 de outubro, quarta feira, às 18h e o encerramento acontecerá na sexta-feira, dia 07 de outubro às 21h.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.