23/09/2013
Na última sexta-feira (20/09), acompanhados dos professores João Taero, Lourdes B. Costa e Maria Virgínia Iemini Costa, um grupo de 40 alunos da ETE FMC esteve em São Paulo visitando exposições de Arte no Centro Cultural do Banco do Brasil e no Pateo do Collegio.
A exposição Mestres do Renascimento, do Centro Cultural do Banco do Brasil traz obras do período Renascentista Italiano, incluindo artistas como Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael. Em mais de 2 horas o grupo teve acesso a quase 60 obras desse período. "É a primeira vez que essas obras visitam o Brasil, além de ser uma exposição inédita com obras das diferentes fases do Renascimento" - diz o professor João Taero.
Já no Pateo do Collegio, os alunos tiveram contato com a Arte Sacra Jesuítica, além de conhecer um pouco sobre a fundação da Cidade de São Paulo, que aconteceu por meio dos Jesuítas com a criação do primeiro colégio na vila que deu origem à maior cidade brasileira. A visita se insere nas comemorações do Bicentenário de Restauração da Companhia de Jesus. O grupo foi recebido pelo Padre Carlos Alberto Contieri, SJ - diretor do Pateo do Collegio.
Além das exposições, o grupo pôde apreciar as obras arquitetônicas do centro de São Paulo - entre elas, a Catedral da Sé.
Centro Cultural do Banco do Brasil
Pateo do Collegio
Catedral da Sé
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.