23/09/2022
Comprometida em atuar na comunidade com seus bens e serviços, prezando sempre pela educação e a justiça social, a ETE FMC desenvolveu neste ano parceria com a Escola Municipal Vicente Ribeiro do Valle e com o Centro de Atendimento Sócio-infantil – Rafael Botelho de Melo (CASI), através da Prefeitura Municipal. A ação incluiu a revitalização do espaço onde funciona a escola municipal e, no caso do CASI, abertura do Campus para atividades esportivas e de lazer.
Desde maio, a Escola Municipal, que antes funcionava dentro da E. E. Sinhá Moreira, abriga 220 alunos de 4 a 5 anos no espaço próprio com 11 salas com local para brinquedos, além de ambientes lúdicos e coloridos. Segundo a vice-diretora, Raquel de Cássia Balestra dos Reis, os professores, pais e alunos só elogiam o novo espaço da escola, que agora é mais alegre, acolhedor, seguro e independente. Outra menção da professora foi o Conexão Esportiva, que deu a oportunidade para as crianças terem mais contato com o esporte.
O CASI, centro que atende crianças em situação de vulnerabilidade familiar, também mudou de sede este ano, para uma casa de propriedade da Fundação Dona Mindoca Rennó Moreira, na Av. Vicente Ribeiro do Valle, ao lado da FAI. A parceria estabelecida com a ETE FMC inclui atividades de formação com os vocacionados (candidatos a jesuítas em missão na ETE FMC) e utilização das áreas da ETE, como pátios e quadras esportivas.
Segundo a Monitora Pedagógica do CASI, Anna Luísa Ribeiro Pinto, a parceria auxilia na missão do Centro de desenvolver habilidades, socialização e sensibilização para temas éticos. “Com a ETE temos oportunidade de fazer a inclusão dos nossos participantes em um ambiente de ensino e de formação. E o uso dos espaços e de outros recursos nos ajudam a realizar mais atividades e a acolher melhor esses meninos que tanto precisam de nós”, conta a Monitora.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.