23/11/2018
Recentemente dois professores da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa lançaram oficialmente suas obras.
O livro “Poemas para o coveiro”, publicado pela Editora Multifoco, foi lançado no dia 1° de agosto, no Centro Cultural de Pouso Alegre, de autoria de Fernando Sales, professor de Língua Portuguesa da ETE FMC.
“Nessa obra, falo sobre a angústia que é saber que vamos morrer e, enquanto isso, não sabermos como viver, falo sobre a cruel e irreversível ação do tempo, sobre a juventude que escorre entre nossos dedos e a vontade de viver intensamente. Tudo isso, na verdade, são experiências e sentimentos pelos quais passei, mas que penso serem emoções humanas, emoções de todos os humanos. Por isso, espero que essa obra atinja a sensibilidade de cada leitor que a alcançar”, explica o autor, que também possui um canal no Youtube, com mais de um milhão de visualizações. Neste canal, Fernando analisa músicas e livros, principalmente, além de ensinar um pouco sobre poesia.
Fernando se encantou pelos livros ainda na infância e aos 14 anos já desejava ser escritor. “Pensei que o curso de Letras seria um ótimo caminho para realizar esse sonho com qualidade, e realmente foi. As palavras são a magia que move o mundo”.
“Preparação de atores na ficção televisiva brasileira” é tema do livro, lançando em novembro, pelo professor de Arte e Teatro, João Taero. Neste livro o autor descreve como acontece a preparação de elenco na TV Globo e faz uma analisa os impactos do ritmo acelerado da indústria cultural na rotina dos artistas e a maneira como eles lidam com a mediação tecnológica.
O livro, fomentado pelo projeto Globo Universidade, segundo João Taero, é pioneiro na medida em que nos mostra como é realizado o trabalho interno com os atores, segundo o Padrão Globo de Qualidade.
A ex-professora Nídia Sancho Teles Rodrigues, juntamente com mais dois autores, lançou, em setembro, a obra “Major José Feliciano e Urbana Carolina – Geneologia, Estórias e Reminiscências”. Este livro traz as lembranças das famílias Marques Azevedo e Telles da cidade de Santa Rita do Sapucaí.
Nídia também é antiga aluna da instituição e colaborou na formação de milhares de alunos no período de 1975 a 1985, quando foi professora de Laboratório I e, veio dela a ideia de criação da Feira de Projetos – PROJETE.
A ex-colaboradora, psicóloga Elaine de Cássia Gonçalves dos Reis, também lançou recentemente seu livro, Psicologia Escolar Crítica “Atuações Emancipatórias nas Escolas Públicas”, dia 15 de novembro, em Campinas, onde reside atualmente. “Escrevi o capítulo - Psicologia Escolar no Ensino Médio - Reflexões sobre o Trabalho e profissão. Outros três psicólogos e eu relatamos nossas experiências derivadas de nossas pesquisas com estudantes de Ensino Médio de uma escola pública do interior de São Paulo”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.