24/08/2018
Durante o Ensino Médio os alunos enfrentam muitas dúvidas sobre qual carreira vão seguir e, para ajudá-los nesse processo de escolha, os estudantes do Ensino Médio e o 3º ano concomitante visitaram a Feira de Profissões da USP – Universidade de São Paulo, no sábado, dia 18 de agosto.
Na feira, os estudantes buscaram informações sobre os mais de 300 cursos oferecidos pela instituição, possibilidades de carreira, mercado de trabalho, grade de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.
Além de visitar os estandes, os vestibulandos conversaram com outros alunos e professores para saber mais sobre o dia a dia das profissões. Também participaram de palestras, atividades interativas sobre ciências, engenharia, cultura e testes de orientação vocacional.
Laura Monteiro, aluna do 3º ano do Ensino Médio, conta que se aprofundou na profissão de maior interesse, o Direito. “Busquei mais orientações sobre o Direito, quais áreas atuar e descobri outras possibilidades. Também conheci cursos que nem imaginava, como Gestão de Políticas Públicas, que engloba direito, economia, ciências sociais, áreas que também tenho interesse. A feira é bem completa”.
Segundo a Orientadora Educacional, Adriana Ynogut, que acompanhou os alunos, a visita na Feira das Profissões, faz parte das atividades do projeto Núcleo do Vestibulando, que busca orientar, de diversas formas, os alunos na escolha para a carreira profissional.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.