25/02/2011
CEDEN - Centro de Desenvolvimento da ETE FMC
Desde novembro de 2010, a direção da ETE FMC tem empregado grandes esforços na reestruturação do CEDEN – Centro de Desenvolvimento de Negócios. A iniciativa irá colocar em prática um projeto antigo da instituição: criar um ambiente de prestação de serviços utilizando todos os recursos e mão de obra disponíveis no campus.
O CEDEN terá como foco o treinamento e consultoria técnica, terceirização de mão de obra técnica supervisionada, desenvolvimento de produtos para terceiros, além da locação de sua infraestrutura laboratorial.
A intenção é criar um ambiente próprio, fora da vida acadêmica para garantir absoluto sigilo e dedicação na prestação dos serviços. Após a conclusão da reforma do prédio dentro do Campus, o departamento iniciará suas atividades em fevereiro de 2011 e contará com colaboradores e equipamentos exclusivos. Até o momento, 13 técnicos em eletrônica - especializados em Equipamentos Biomédicos, Telecomunicações e Automação - acabam de ser contratados e serão supervisionados por 3 engenheiros de desenvolvimento com larga experiência neste ramo de atuação. “A preocupação atual é montar a infraestrutura para firmar parcerias”, afirma Wanderson Saldanha – coordenador do CEDEN.
Antes mesmo de iniciar suas atividades, o CEDEN ETE FMC fechou 3 contratos para desenvolvimento de produtos, treinamento, prestação de serviços e desenvolvimento de kit´s didáticos. A primeira equipe envolvida em um dos projetos, acaba de iniciar treinamento em duas importantes empresas de São Paulo e Campinas. “A ideia é torná-los aptos para realização de trabalho em campo.” – conta Alexandre Barbosa – Diretor Pedagógico da ETE FMC.
Para atender à demanda, o CEDEN já conta com um laboratório para desenvolvimento de software e CAD e um laboratório para desenvolvimento de hardware e testes (Equipamentos e Instrumentos) totalmente equipados. A meta é terminar a construção do prédio até fevereiro para que novas parcerias sejam firmadas.
Um
dos principais atrativos do CEDEN é seu cadastro nos principais órgãos governamentais para captação de incentivos de fomento, contando com uma equipe de apoio interna capacitada para redigir e submeter propostas. “A intenção é participar como gestores, executores ou proponentes de projetos em parceria com empresas e instituições”, afirma, Wanderson Saldanha.
Os treinamentos serão realizados dentro da escola ou in company. O departamento contará com a participação do corpo docente e utilizará a estrutura da instituição. Para prestação de serviços e desenvolvimento de produtos, o CEDEN terá estrutura dedicada e equipamentos próprios, além de uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva ao centro. Tudo será realizado seguindo procedimentos e atendendo padrões internacionais de qualidade.
A diretoria da ETE FMC está muito otimista e empenhada no sucesso deste novo empreendimento. “Esta iniciativa irá traçar novos rumos à Instituição e agregar maior valor a nossa marca” – explica Saldan
ha.O foco inicial será atender à demanda em Santa Rita do Sapucaí, devido a uma carência de tal serviço no APL e em todo o Vale da Eletrônica. Nada impede que, futuramente, sejam firmadas novas parcerias em diferentes regiões do país. Aliás, estes são os planos dos responsáveis pelo sucesso do projeto.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.