25/03/2014
Escola oferece educação diferenciada: os alunos se envolvem em pesquisas, têm acesso a amplo acervo tecnológico e a uma série de atividades artísticas
Em um amplo espaço de 131 mil m2 (22 mil m2 de área construída), arejado por uma extensa área verde, a ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa tem infraestrutura completa e tecnologia de ponta a serviço dos alunos do Ensino Médio. Esse ambiente proporciona uma dinâmica permanente na vida escolar dos estudantes e os motiva para o aprendizado. No dia a dia, eles se distribuem entre as salas de aula e atividades nos campos de futebol e quadras poliesportivas, pistas de corrida, piscina e laboratórios. “Os alunos identificam na ETE um local de estudo avançado e também um espaço agradável para a prática de esportes, de artes e até de lazer”, afirma o professor Alexandre Loures Barbosa, diretor geral da ETE. “Os estudantes chegam aqui com mais vontade para frequentar a escola”, completa.
Para as atividades de pesquisas e estudos, a ETE dispõe de moderna estrutura de apoio, como laboratórios de Química, Biologia e Física, com lousas digitais e dezenas de peças da anatomia humana e biológica, além de lâminas para microscópios e materiais para testes de química e física. No complexo esportivo da ETE há espaços para diversas modalidades: dois campos de futebol (em medidas oficiais), piscina semiolímpica, duas quadras poliesportivas, pista de corrida e quadras de handball e peteca.
O Ensino Médio Regular da ETE tem carga horária de 3840 horas - 440 horas a mais do que o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além de aulas teóricas, os alunos participam de pesquisas, experimentos práticos, atividades esportivas, música, teatro e interatividade. “Aqui na escola promovemos eventos variados constantemente, uma forma de instigar talentos e também de tornar um pouco mais suave o conteúdo muito intenso que é dado em sala de aula”, diz Barbosa. Um dos objetivos da Instituição também é ensinar a pensar “fora da caixa”. Os alunos são estimulados a ir além, a dar uma solução diferente para resolver problemas, ou mesmo transformar esses problemas em grandes oportunidades.
Tecnologia─ Os equipamentos tecnológicos de ultima geração da ETE incentivam a aprendizagem. Os alunos do Ensino Médio tem acesso a um amplo acervo tecnológico, montado em função dos cursos técnicos oferecidos pela ETE─ Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos. “Os alunos do Ensino Médio Regular acabam se aproveitando de boa parte dessa estrutura tecnológica, oportunidade que os motiva bastante, pois sabemos o quanto os jovens são fascinados pelo que há de mais avançado em tecnologia. Esse é, com certeza, um dos nossos grandes diferenciais”, completa o diretor geral da ETE.
Otávio Ribeiro Viana, 18 anos, concluiu o Ensino Médio Regular na ETE no ano passado e já está cursando Engenharia em Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL. Segundo ele, a ETE o ajudou muito a decidir sobre a carreira a seguir. “A proximidade dos alunos com os professores, o contato com uma tecnologia de ponta e a variedade de atividades paralelas de artes e esportes fizeram com que ir à escola fosse um prazer. Tudo isso, consequentemente, permitiu um aprendizado mais eficiente”, afirma Otávio.
“Meus três anos na ETE foram ótimos. A escola oferece muitos espaços aos alunos, como quadras, laboratórios e locais para convivência. Aproveitei até para fazer atividades de lazer e treinei handball”, relata Carolina Faustino Carli, 17 anos, formada em 2013 e agora cursa Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. “No ultimo ano, os alunos são aconselhados a escolher com muita calma o caminho que desejam seguir, mas eu já tinha certeza do que queria e consegui entrar na faculdade direto, um grande alívio.”
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.