25/04/2017
A Escola Técnica de Eletrônica, em parceria com a empresa Algar Telecom, ofereceu um treinamento para seus estudantes. O objetivo, além de desenvolver habilidades de programação, é prepará-los para participar de competições, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
Essa parceria acontece desde o ano passado. Em 2017, o treinamento foi ministrado pelos alunos que mais se destacaram no ano anterior, sob a orientação do prof. Eduardo Abranches, coordenador do curso técnico. “A proposta do treinamento é oferecer o conteúdo básico. Portanto, os alunos monitores têm condições de desempenhar a função. Ano passado foi a primeira vez que participamos desse tipo de competição e o resultado foi muito positivo”.
A capacitação em programação foi realizada em um minicurso de quatro etapas e segundo o Prof. Eduardo, todo material foi enviado pelo Grupo Algar, através de seu consultor executivo – João Henrique Pereira, ex-aluno da ETE.
O prof. Eduardo Abranches, explica que esta iniciativa é importante para identificar novos talentos em programação e para manter os alunos atualizados e motivados a enfrentar maratonas de programação durante todo o ano: “A competição estimula a criatividade na busca de novas soluções tecnológicas, desenvolve a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas sob pressão”.
Os alunos monitores: Vinícius, Gustavo, Maria Eduarda, Mateus e Túlio
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.