PROJETE traz soluções inovadoras para o campo

25/08/2017

A agricultura é umas das principais bases de economia do país, tanto na geração de empregos, quanto na balança comercial. Diante desse cenário, produtores, pesquisadores e empresários se unem para buscar soluções práticas para enfrentar desperdícios, mudanças climáticas, escassez de água e de mão de obra.

Já não se pode pensar em agronegócio sem tecnologia. Por isso, a 37ª PROJETE apresentará vários projetos para o setor, com soluções que aperfeiçoam todo processo do cultivo, com o foco principal na sustentabilidade.

O estudante Arthur Calhau conta que, através de pesquisas, sua equipe percebeu que 70% da água doce do mundo é utilizada para irrigação. “Este é um dado atual da ONU. Nosso projeto – Irrigação baseada na umidade do solotem como principal objetivo a economia de água, de energia e a sustentabilidade”.

O projeto, desenvolvido por alunos do 2º ano, é um sistema de irrigação automático que analisa da umidade do solo, a partir de sensores instalados em determinadas áreas das plantações. Através de um aplicativo via Bluetooth, o produtor recebe as informações importantes sobre o solo. “Pelo aplicativo, o produtor poderá acionar e estabelecer o tempo de irrigação de acordo com a indicação”, explica Arthur.

“Também conversamos com um fazendeiro de pequeno porte, que gostou muito da ideia. É possível poupar tempo, economizar água e, principalmente, dar melhores condições para o desenvolvimento da plantação. É um sistema simples, porém eficiente e com grande mercado”, conta Raphael Freitas, integrante da equipe. 

Outro projeto que será destaque na feira é o Controle automático para sistemas hidropônicos. A hidroponia é uma técnica de cultivo, na qual plantas são colocadas fora do solo, em recipientes com água e soluções nutritivas.

“O projeto vem com um aplicativo que funciona por uma interface Bluetooth que, ao conectar-se à plantação, informa valores sobre Ph, a condutividade elétrica e monitora os reservatórios para bombear os nutrientes, quando necessário, para que a planta cresça com alto padrão de qualidade”, explica um dos integrantes do grupo, Lucas Santos.

A PROJETE também vai apresentar o Robô Pulverizador, Estufa Agroeletrônica para uso doméstico, Estufa para crescimento de plantas, entre outras.

A PROJETE 2017 será realizada de 05 a 07 de outubro, no campus da ETE FMC, com mostra de aproximadamente 130 projetos nas áreas de Automação, Biomédica e Telecomunicações. Serão apresentadas soluções voltadas para agrotecnologia, tecnologia assistiva, domótica, utilidades, sustentabilidade, energia, entretenimento, IoT, wearable, segurança, app e esportes.

 


A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.