26/04/2022
Os jovens participantes do Projeto Conexão Esportiva, nas modalidades de vôlei masculino e feminino na categoria SUB 17 e o basquete masculino nas categorias SUB13, SUB15 e SUB17, representam Santa Rita do Sapucaí na Liga Desportiva do Alto Rio Pardo (LIDARP), campeonato com equipes de diversas regiões do estado.
No início de abril, nos dias 02 e 03, as equipes de vôlei, masculino e feminino, categoria SUB 17, estiveram em Poços de Caldas, na primeira rodada do campeonato regional da categoria. Já nos dias 23 e 24/04, a equipe masculina de basquete SUB 17 também esteve em Poços de Caldas nos confrontos contra as equipes de Muzambinho e Cabo Verde.
O Conexão Esportiva, que há cinco anos vem desenvolvendo o esporte de forma educativa, participa pela segunda vez da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo (LIDARP). Este ano, as equipes conseguiram avançar no campeonato e receberam o incentivo da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Sapucaí, parceira do projeto.
O projeto Conexão Esportiva é uma iniciativa da ETE FMC que teve início em 2016, atendendo cerca de 500 crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos, matriculados no Ensino Fundamental e Médio. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no Campus da ETE FMC e do INATEL, parceiro do projeto, e as modalidades oferecidas são: Basquete, Vôlei, Futebol, Futsal e Handebol.
O projeto é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte que integra o programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, da Secretaria de Estado de Esportes e apoiado pela empresa Metagal.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.