Da tecnologia à arte

26/07/2016

Flaviano Mendes Pivoto é ex-aluno da Escola Técnica de Eletrônica da turma de 2013. Atuante, chegou a integrar o Grêmio Estudantil – GEETE – como diretor esportivo. Na ETE teve a oportunidade de desenvolver ainda mais seu lado artístico e foi na instituição que fez seu primeiro contato com a música, quando aprendeu a tocar instrumentos. “Além da eletrônica, também sempre me interessei por artes, desde criança já desenhava. Na ETE fui influenciado a ingressar na música e nunca mais parei”, conta.

Atualmente, o ex-aluno dedica-se à pintura e resolveu levar seu trabalho para as ruas. Ele participa de vários eventos, até mesmo em outras cidades.. “Comecei a fazer Graffiti* levando como marca trabalhos em preto e branco. Desde então criei minha própria identidade, desenvolvi meu traço característico e sempre busco melhorar e inovar meu trabalho. Há pouco tempo entrei no mundo da pintura digital, onde consigo explorar muito mais o desenho”. 

Em uma das edições do empreendimento "Cidade Criativa, Cidade Feliz" foi realizada uma street art na mureta da ponte (localizada na Av. Dr. Delfim Moreira), na qual Flaviano teve a inspiração de pintar a fachada da ETE FMC com as palmeiras e o busto da Sinhá. “Eu buscava elementos que caracterizavam a cidade e acredito que a ETE é um grande marco na história de Santa Rita”.

Flaviano não seguiu a carreira técnica. Depois do estágio atuou com programação e atualmente trabalha no Inatel Cultural; mas ainda carrega consigo as marcas do Ensino Técnico. “Acredito na formação humana da ETE e me uso inteiramente como exemplo! Entrei na escola como um garoto tímido, sem muita vivência e saí de lá pronto para o mundo. Parte do profissional que sou hoje devo às minhas experiências vividas dentro da ETE”.


 

Graffiti* é o nome dado a registros feitos em paredes.  Considera-se Graffiti uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Atualmente o graffiti  já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. / Fonte: http://grafiteirosce.blogspot.com.br

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.