26/08/2016
Na próxima semana, a cidade de São Leopoldo (RS) sediará o Seminário RJE – Um caminho de Renovação. Nele será lançado e discutido o Projeto Educativo Comum (PEC), documento corporativo que visa transformar os colégios e escolas jesuítas numa rede de centros de aprendizagem integral. O evento ocorrerá no Centro de Eventos Cristo Rei (CECREI), nos dias 29 a 31 de agosto.
Segundo o Delegado para a Educação da Companhia de Jesus, P. Mário Sündermann “o objetivo desse momento é favorecer a apropriação afetiva e efetiva do documento em seus fundamentos e trilhas de implementação, tendo em vista a revitalização e atualização da proposta educativa da Companhia de Jesus no Brasil".
São aguardados profissionais dos 12 colégios e das 5 escolas jesuítas de todo o país, contabilizando aproximadamente 190 profissionais. Além de palestras e trabalhos em grupo, o evento contará com visitas a práticas significativas do Colégio Anchieta (Porto Alegre) e da Unisinos. “Procuraremos problematizar, descrever, explicar e compreender conceitos e processos que envolvem o PEC, na perspectiva da formação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas", explica P. Mário.
A preparação para o evento aconteceu desde o primeiro semestre, articulando os profissionais por meio da Plataforma Moodle, oferecendo momentos de reflexão, partilha e sistematizações individuais e coletivas.
No evento, ainda está previsto o lançamento do Projeto de Formação Continuada RJE, com duas ofertas: o curso de Especialização em Educação Jesuítica e o Mestrado Profissional em Gestão Escolar. É uma parceria entre RJE e Programa de Pós-graduação em Educação da Unisinos.
“Vivemos um tempo especial de transformação e construção do conhecimento e faço votos de que o PEC ilumine as motivações, as decisões e oriente o caminho de atualização e renovação do apostolado educacional da Rede Jesuíta de Educação do Brasil”, afirma P. Mário.
Da ETE FMC estarão presentes: Alexandre Barbosa (diretor geral), Pe. João Roberson (diretor de Formação Cristã), João Paulo Sampaio (diretor pedagógico), Eduardo Abranches (coordenador de cursos), Caroline Almeida (orientadora educacional), Anatália Duarte (coordenadora de Formação Cristã), João Taero (coordenador de Comunicação) e as professoras Zorilda Alves e Ana Cláudia Gonçalves.
Créditos: Equipe de Comunicação BRA
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.