26/09/2014
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” recebeu no sábado (13) o Diretor da Universidade do Futebol, Eduardo Conde Tega que ministrou a palestra “Futebol Brasileiro: fechado para balanço”.
Com a participação de vários profissionais da área e o público em geral, Tega abordou informações relevantes sobre a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, como os novos caminhos para seleção canarinho, os principais campeonatos nacionais e as dívidas dos clubes brasileiros; além de expor os padrões utilizados pelos países europeus.
Eduardo Tega apresentou dados que confirmam que os paises melhores colocados que o Brasil no ranking da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) também se destacam em outros aspectos como educação e saúde.
Para o Prof. de Educação Física da ETE FMC, Eduardo Ribeiro, esta foi uma grande oportunidade de pensar em novos rumos para o esporte mais praticado no Brasil. “Temos a chance de usar o futebol, um tesouro da cultura brasileira, para ir além dos gramados. Existe muito trabalho a ser desenvolvido e realizado para o Brasil torna-se novamente o país do futebol. Temos a oportunidade de transformar através do futebol, o esporte pode e deve ser usado para modificar uma sociedade”.
Ainda segundo o Prof. Eduardo, o esporte na escola deve retomado de forma mais qualificada. “Os profissionais de educação física precisam de uma boa estrutura para realizar o esporte educacional de qualidade, onde muitas vezes, a criança faz o primeiro contato de forma regular com a prática” – finaliza.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.