27/03/2023
Nem só de prédios, professores e alunos se constitui uma escola, mas de profissionais habilitados e sensíveis a demandas sociais e humanistas. Sabendo disso, a ETE, em consonância com a Rede Jesuíta de Educação, oferece diversas iniciativas de apoio, acolhimento, acompanhamento, orientação e promoção de eventos acadêmicos, a fim de que seja realizada uma educação de excelência e a formação integral do estudante.
Focada nos alunos que necessitam de apoio acadêmico, as Monitorias são destinadas aos primeiros anos dos turnos Diurno e Noturno, ocorrendo no Diurno após as aulas e no Noturno durante as aulas. As monitorias acontecem através de parcerias com instituições de ensino superior do sul de Minas, oferecendo aulas de Matemática, Português, Eletricidade e Eletrônica Básica.
Já o Plantão de Dúvidas é realizado pelos próprios colegas que possuem mais facilidade em determinada disciplina e que, consequentemente, obtêm melhor desempenho, e que também detêm talento didático reconhecido pelos professores. O Plantão atende os alunos do 2º e 3º Ano Médio Técnico, que apresentem notas abaixo da média. Dessa forma, ocorre uma generosa troca de conhecimento, despertando um sentimento de pertencimento que estimula a amizade e a solidariedade entre alunos. Ao final do ano, todos os voluntários recebem certificados.
Visando dar suporte à complexa fase de vestibular, são promovidas viagens às feiras de profissões, orientações individuais e nas salas sobre bolsas, notas de corte e conteúdos afins. Também existe uma área no Portal AVA com repositório de provas de vestibulares anteriores mais concorridos, vídeos com dicas, links para inscrições, editais, orientações pedagógicas sobre rotina de estudos, matérias com dicas sobre vestibulares, orientações sobre ENEM, FIES, PROUNI, vestibulares seriados e SISU.
Através de atendimentos agendados e personalizados, são realizadas orientações sobre o planejamento e organização de uma rotina de estudos saudável. A montagem da Planilha de Estudos dura cerca de 30 minutos, observando a rotina do aluno e contemplando as melhores práticas de estudos, produzindo um cronograma semanal de estudos, para que o estudante atinja seus objetivos de aprendizagem.
Ainda antes do início do ano letivo, é realizada a escuta das famílias para identificação de necessidades educativas especiais de cada estudante. Nesse sentido, são levantadas as possibilidades de atuação para que haja equidade de tratamento e avanços na inclusão, acolhimento e melhorias no âmbito escolar, quando necessário.
Na ETE, ocorrem eventos externos e internos, tanto de caráter acadêmico, como artístico e de interação.
Visando o acolhimento, amizade e celebração, são desenvolvidos e implementados projetos pedagógicos como o “Repensando a Escola”, “Rito de Entrada” e “Rito de Saída”. Já com o objetivo de incentivar a arte e a expressão artística do estudante, fortalecendo sua autoestima, são desenvolvidos projetos como a Mostra Quinzenal de Desenhos.
No âmbito acadêmico, há grande incentivo da Instituição na participação dos estudantes nas olímpiadas de conhecimento, havendo orientação, suporte, divulgação, aplicação das provas e cerimônias internas de premiação aos estudantes. Como novidade deste ano, na preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica haverá monitoria especial com uma Mestranda em Física da UNIFEI. Todas as participações em olimpíadas são inteiramente custeadas pela Escola.
Fazem parte do circuito de olimpíadas e desafios realizados na ETE:
- Desafio Nacional Acadêmico (DNA);
- Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog);
- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA);
- Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB);
- Olimpíada Brasileira de Informática;
- Olimpíada de Ciências (ONC).
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.