27/04/2013
O mineiro Rodrigo Gonçalves Dias foi vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2012.
"Genética, Performance Física Humana e Doping Genético - O senso comum versus a realidade científica" foi o tema da palestra que O Prof. Dr. Rodrigo Gonçalves Dias, pesquisador da área de genômica funcional do Incor - Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, proferiu na última sexta-feira (26/4). A palestra foi promovida pela ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, que integra a Rede Jesuíta de Educação.
Mineiro de Itajubá, o cientista foi o vencedor da categoria graduados do Prêmio de Jovem Cientista 2012, promovido pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A tese do PhD Rodrigo Gonçalves Dias desvendou o mecanismo pela qual a alteração genética afeta a vasodilatação muscular durante o exercício físico. Doutor em biologia funcional e molecular pelo Instituto de Biologia da Unicamp - Universidade de Campinas, o pesquisador trabalha no Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular da Unidade de Hipertensão e Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Incor (HCFMUSP).
Para a palestra, além dos alunos da ETE FMC, também estiveram presentes estudantes das escolas estaduais e dos cursos de Engenharia Biomédica, Educação Física e Administração da Univas- Universidade do Vale do Sapucaí, Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações e FAI - Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita de Sapucaí.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.