27/04/2016
Bruna Bueno Nunes concluiu o Ensino Médio Técnico em 2015 e com seu excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - garantiu vagas nos cursos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Gestão Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP).
Bruna conta que sua boa pontuação no ENEM se deve principalmente à redação, questões de humanidades e seu desempenho na prova de matemática. Ela ressalta que, por trás disso, existem fatores que garantem o diferencial do aluno da ETE FMC: “Muito mais que fórmulas e ‘macetes’, o que sinto que mais contribuiu pra essas aprovações foi o incentivo que a ETE proporciona a atividades práticas – como visitas a museus, teatros, feiras, campeonatos – e, principalmente, a autonomia e independência nos estudos. Essas oportunidades garantem não apenas para a execução de um trabalho, mas o entendimento de toda atividade”.
Para Bruna, o diferencial da ETE FMC está no incentivo dos professores ao protagonismo dos alunos integrado à formação humana. “Somos orientados a unir competências técnicas ao senso crítico e a valores. Isso agrega diferencial não só para o mercado de trabalho, mas para o convívio social”, explica.
Bruna tem 18 anos e, em 2015 - seu último ano na Escola - foi presidente do Grêmio Estudantil. “Saber que a Escola abre espaço para os alunos opinarem, usarem novos recursos, desenvolverem projetos sociais e acadêmicos, foi muito enriquecedor. Atuar com meus companheiros de chapa para conclusão das nossas propostas foi, sem dúvida, árduo; mas saber que todo esse empenho seria revertido em prol dos demais era a principal motivação”.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.