II CONGRESSO RJE

27/08/2024

Uma comitiva da ETE FMC participou do II Congresso da Rede Jesuíta de Educação Básica / VII Congresso Inaciano de Educação, realizado de 06 a 09 de agosto na PUC-Rio (Rio de Janeiro/RJ), evento que reuniu cerca de 450 educadores, famílias e estudantes das 17 unidades educativas da RJE.

Representando a ETE, participaram os membros da equipe diretiva, representantes do corpo docente e discente da Instituição e também do administrativo. Estivem presentes: Alexandre Loures Barbosa (Diretor Geral), Eduardo Abranches Silva Lopes (Coordenador do Ensino Técnico), Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro (Coordenadora do Ensino Médio), Carmem Lúcia Pereira dos Santos (Coordenadora de Formação Cristã), Luiz Gustavo Torquato Villela (Professor e Coordenador de TI), José Andery Carneiro (Professor), Adriana Nolasco Ynoguti (Orientadora Educacional), Jéssica Adriele Tomáz Pereira (Assistente Social), Douglas Rodolfo Papale (Controller), além do aluno Nicholas Robert Oliveira França acompanhado de sua mãe, Zildineia de Oliveira França.

A vasta programação do evento incluiu oficinas, conferências, mesas-redondas e partilhas de experiências para aprofundamento de diferentes aspectos do tema “Tradição em Inovar”. As conferências foram transmitidas de forma gratuita e ao vivo no canal oficial da RJE no YouTube.

Dentre as oficinas, foram duas apresentadas pela ETE FMC no Congresso:

A oficina "Projeto Liderança Cidadã", ministrada pela Coordenadora de Formação Cristã, Prof. Carmem Lúcia, e pela Assistente Social, Jéssica Adriele, teve o objetivo de apresentar esse projeto que, desenvolvido na ETE atualmente com alunos do 1º e 2º anos, visa ir contra a "globalização da indiferença". Como sensibilização, a oficina foi iniciada com uma dinâmica de inibição dos 5 sentidos, no intuito de aproximar os participantes da realidade das pessoas idosas (público do projeto) para se sentir a dificuldade da realização de tarefas simples do dia a dia. Após a partilha dos sentimentos, foi apresentado aos participantes, em um bate-papo, a realidade das pessoas idosas, o projeto em si e a origem do termo "globalização da indiferença".

Já a oficina “Projeto Integrado: um novo modelo de avaliação prática interdisciplinar gamificada”, ministrada pelo Prof. José Andery, foi desenvolvida com os seguintes objetivos: apresentar a metodologia de avaliação "Projeto Integrado", criada e implementada na ETE FMC; analisar os benefícios dessa experiência inovadora no processo de avaliação e sua conexão com os objetivos da formação integral; inspirar os participantes a refletirem sobre suas próprias realidades, orientando-os a iniciar a implementação de projetos semelhantes adaptados aos contextos locais.

Sobre a participação no Congresso, os professores da ETE presentes partilharam um pouco sobre a experiência:

“Participar do II Congresso da RJE me recordou o quanto o projeto de Formação Integral proposto pela Rede Jesuíta de Educação se alinha com a visão de mundo que eu carrego. O congresso teve como tema “Tradição e Inovação”. Nossa tradição é viva porque nos questiona. Ela nos desafia a inovar para educar para o novo mundo. E para este novo mundo, assumimos a missão de formar homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos, comprometidos e criativos. É uma honra ser parte da ETE FMC!”  (Prof. José Andery Carneiro)

“Experiência que me motiva a continuar aprendendo e ensinando. Oportunidade de participar de palestras e oficinas que me enriqueceu como pessoa e profissional, além da chance de encontrar pessoalmente velhos amigos da Rede Jesuíta de Educação.” (Prof. Luiz Gustavo Torquato Villela – Neco)

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.