27/10/2017
Na manhã de 21 de outubro, os professores da ETE FMC participaram de uma oficina com o coach educacional Bruno Reganim Ferrari, do Sistema Uno de Ensino, parceiro da instituição. O conteúdo foi pautado pelos conceitos de habilidades e competências – os quais as instituições de ensino buscam desenvolver nos alunos e que são pressupostos para avaliações externas, como o ENEM.
O treinamento mostrou um paralelo entre a importância de novas técnicas que dinamizem o processo da aprendizagem. “Para nós, professores, foi de muita valia. É um assunto que gera certo conflito porque precisamos transmitir os conceitos da disciplina e, por conta disso, as vezes não há tempo suficiente para explorar diferentes ferramentas que os estudantes vão precisar, tanto para seguir a carreira acadêmica ou profissional”, relata o professor de Equipamentos Médicos Hospitalares, Filipe Bueno Vilela.
Na ocasião, Bruno também realizou uma dinâmica em grupo que demonstrou como multiferramentas e diferentes plataformas podem levar o mesmo conteúdo aos alunos, de forma a chamar mais atenção. A atividade envolveu diferentes recursos, como: audiovisual, textual, meios virtuais. Desta forma, os alunos que possuem diferentes modos de aprendizagem podem absorver o conteúdo por meio de diversas ferramentas.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.