28/04/2017
O Projeto Educativo Comum (PEC), implantado em toda Rede Jesuíta de Educação, destaca que suas instituições devem ser espaços de formação de liderança. É assim que atuamos na Escola Técnica de Eletrônica: oferecendo “a abertura de espaço e possibilidades de aprendizagem com e dos jovens com quem trabalhamos” (§ 7).
O treinamento de lideranças, que ocorreu no final de março, além de estreitar relações entre os diversos líderes estudantis da instituição, também teve o objetivo de prepará-los para a atuação inaciana, que traz características peculiares e reforça o conceito dos 4Cs: jovens compassivos, comprometidos, competentes e conscientes.
Lucas Navaroli, agente de Formação Cristã, destaca que a educação inaciana prioriza a ação em comunidade: “Uma de nossas diretrizes é incentivar a habilidade do líder para sua atuação na transformação da sociedade”.
Segundo Lucas, a atividade desenvolveu a liderança de um modo geral. Sendo assim, exigia algumas características de um bom líder, como a comunicação clara e o trabalho em equipe. “Os participantes passaram por diversas situações que enfatizaram as qualidades necessárias para uma boa liderança e conseguiram perceber as responsabilidades e os desafios de representar um grupo”.
O Encontro de Lideranças, promovido pela Formação Cristã, reuniu representantes de classe, de Formação Cristã, integrantes do Grupo de Vida Cristã (GVX), do Grêmio Estudantil (GEETE) e demais alunos interessados, visto que todos são incentivados a exercer a liderança.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.