28/06/2013
O ex-aluno Alexandre de Souza trouxe seu depoimento sobre vida empreendedora para os alunos do 2º ano do curso noturno, no sábado, 22, no Auditório da ETE FMC. O objetivo do Prof. de Empreendedorismo, Rogério Abranches, é mostrar histórias de sucesso, toda a trajetória e as dificuldades da realização profissional.
Alexandre formou-se técnico em eletrônica em 1994. Hoje o empresário bem sucedido está em plena ascensão na área de conversores de energia elétrica, juntamente com o sócio Fabiano Oliveira Addor, também ex-aluno da ETE FMC e que contará sua trajetória no próximo sábado, dia 29, para os alunos do 3º ano concomitante. Eles estão a oito anos no mercado com a Empresa Seek, e entre seus principais produtos estão as fontes chaveadas, conversores DC/DC e DC/AC.
Alexandre conta que ao formar o 1º grau resolveu fazer eletrônica, primeiramente, pela boa reputação da Escola, conhecida por todo país pela sua excelência no ensino. "A opção de formar na ETE era muito rentável, com o vestibular concorrido e um ensino muito bom, aprendi muito. Fui bolsista durante os três anos e sem esse auxílio não teria conseguido me formar. Estudei com várias pessoas de outros Estados, como Pará, Goiás, e principalmente, do Rio de Janeiro".
Além do ensino técnico, o ex-aluno lembra de toda formação integral que recebeu na instituição: "O aluno que ingressa na ETE não recebe apenas a formação técnica, e sim toda formação humana. Fazia parte do grupo de jovens e participava dos encontros de Semanas Santa, e tudo isso foi muito importante na minha vida, principalmente naquela época de adolescência".
Após concluir o curso, Alexandre trabalhou na área de desenvolvimento de projetos por 10 anos, até ingressar no Inatel, e ainda se recorda dos bons professores. "Muitos dos professores que me deram aula na ETE foram os mesmos no Inatel, como Justino, Antônio Marcos, Navantino, Mury, Rômulo, e outros. Estudei matérias semelhantes e o ensino técnico, que é muito forte na ETE, me ajudou muito. Quem faz ETE tem muito mais facilidade na área de Engenharia", explica o ex-aluno.
Nesses oito anos de caminhada da empresa Seek, alguns fatos de destaque agregaram mais valor a essa trajetória. Em 2009, a Seek foi escolhida entre as 10 empresas de maior sucesso que participaram de incubadoras de base tecnológica em Minas Gerais. O fruto dessa conquista foi um livro publicado pelo SEBRAE que conta à história dessas indústrias. Em 2011, a empresa recebeu da FAPEMIG e da FINEP apoio financeiro para o desenvolvimento de projetos.
A Seek iniciou suas atividades em 2005, apenas com o trabalho dos sócios. Segundo Alexandre, atualmente toda equipe de Engenharia da empresa é composta por ex-alunos da ETE FMC.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.