28/06/2016
O Sistema de Qualidade na Gestão Escolar é uma estratégia em rede, desenvolvida pela Federação Latino-Americana de Colégios Jesuítas – FLACSI – que define um conjunto de resultados a serem alcançados por uma escola da Companhia de Jesus. O objetivo não é estabelecer um ranking entre os colégios, mas assegurar a qualidade dos processos que garantam a aprendizagem integral do aluno.
Trata-se de um processo contínuo, realizado em ciclos de 30 meses, estruturados em três etapas interdependentes e sucessivas: autoavaliação, desenvolvimento de melhorias, auditoria externa. Segundo o coordenador do projeto na ETE FMC, professor Eduardo Abranches, o processo teve início em junho deste ano, com a vinda dos facilitadores Marcelo Pastre (Colégio Medianeira – PR) e Fábio Luiz Marian (Colégio Catarinense – SC).
O sistema de qualidade tem como foco a aprendizagem integral do aluno, através de análise em quatro âmbitos: I. clima escolar; II. pedagógico-curricular; III. organização, estrutura e recursos; IV. família e comunidade. Assim, será possível avaliar a qualidade da escola e verificar o alcance das aprendizagens estabelecidas nos planos de ensino.
“Para o desenvolvimento de melhorias, equipes de trabalho foram criadas com participação de profissionais de diferentes setores, a fim de que se estabeleçam metas, planos estratégicos e que toda comunidade escolar se mobilize na implementação das melhorias desejadas”, explica Eduardo.
No último processo do ciclo, uma auditoria externa será realizada por profissionais designados pela FLACSI. Nesta fase serão avaliados os procedimentos desenvolvidos e os resultados obtidos. Além disso, deverão ser identificados aspectos que ainda necessitarão de melhorias, estimulando a autoavaliação e o desenvolvimento contínuo da escola.
Profissionais da ETE FMC juntamente com os facilitadores Marcelo Pastre e Fábio Luiz Marian.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.