Palestra de Opção de Curso

28/08/2012

Como todos os anos, a ETE FMC realiza uma palestra sobre Opção de Curso para os alunos do 2º ano Concomitante e para o 1º ano Noturno, com objetivo de esclarecer possíveis dúvidas sobre as três modalidades que a escola oferece: Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos e Telecomunicações.

A palestra aconteceu no sábado, 25 de agosto, com explicações do professores: André Godoi (Telecomunicações), Álvaro Figueiredo (Equipamentos Biomédicos), e Wanderson Saldanha (Automação Industrial).

  

- Telecomunicações: “Temos o foco na telefonia celular e fixa, redes de    transmissão de dados e TV digital. O técnico tem campo nas áreas de operação manutenção, atendimento ao cliente residencial e comercial com manutenção e instalação. Além disso, esse técnico tem oportunidades nas operadoras de telefonia e em empresas que oferecem equipamentos para essas operadoras”, enfatiza Prof. André

 

 

- Automação Industrial: “Com disciplinas específicas, os alunos poderão aprofundar os conhecimentos em sistemas elétricos de potência, acionamento de cargas trifásicas, semicondutores de potências, sistemas alternativos de energia, redes industriais, sistemas de controle e processos industriais, hidráulica, pneumática, robótica, etc. Neste curso, terão acesso a informações não apenas no ambiente industrial, mas em todas as áreas onde a automação pode ser aplicada”, explica Prof. Saldanha.

 

 

- Equipamentos Biomédicos: “O aluno irá focar principalmente no funcionamento de equipamentos atrelados ao paciente, e para isso estudará matérias vinculadas à parte de Biomédica, como coração, pulmão, e áreas afins, e com isso ele vai ter todo embasamento para entender o funcionamento dos principais equipamentos que compõem um parque tecnológico de um hospital ou uma clínica”, ressalta Prof. Álvaro.

 

 

A palestra foi aberta pelo Prof. Eduardo Abranches, Coordenador dos Cursos Técnicos, e encerrou com o Prof. Fábio Teixeira, que fez um panorama sobre o atual mercado de trabalho das três áreas. “Quanto ao mercado em si, pelo o que ouvimos falar nas grandes empresas, estão faltando profissionais. A questão são os profissionais bem capacitados, com disposição para trabalhar, com conhecimento em Língua Inglesa, com força de vontade para crescer dentro do mercado. Para esse profissional não vai faltar emprego na área da eletrônica”.

 

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.