28/10/2016
Na Escola Técnica de Eletrônica o esporte é visto como uma ferramenta ímpar na formação integral do estudante. Além de proporcionar melhor qualidade de vida e desenvolvimento físico, o esporte educa, ensina valores éticos e coletivos e abre portas na vida acadêmica e na profissional – fatores essenciais para a formação de um cidadão atuante e consciente do seu papel na sociedade.
Já pensou em estudar nos Estados Unidos com bolsa de estudos para esportistas? Parece coisa de filme, mas é verdade. João Augusto Rennó Brusamolin conquistou a oportunidade de conciliar o estudo e o esporte nos Estados Unidos, onde joga futebol e estuda Engenharia pela University of District of Columbia, em Washington. Para isso é preciso manter uma rotina fixa e intensa de treinos e o principal: ter bom desempenho nos estudos.
“Durante os anos que estive na ETE aprendi muita coisa com o esporte e principalmente com o Eduardo (professor de Educação Física). Ele sempre cobrava o respeito ao adversário, horários, disciplina e dedicação. Com certeza foi um dos meus incentivadores a buscar oportunidades no esporte”, conta João.
Um sonho que se torna realidade: a prática esportiva viabiliza a construção de um futuro promissor, tanto na área acadêmica como profissional, seguindo carreira como atleta profissional, como o ex-aluno, Jackson Rondinelli, medalhista olímpico.
Jackson, atleta da equipe brasileira de saltos ornamentais, iniciou a carreira esportista em 2010 e já acumula muitas conquistas. Há pouco tempo esteve nos jogos Pan-americanos de Toronto (CAN); no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan (RUS); nos Jogos Olímpicos Rio 2016; e agora já direciona os treinamentos para as Olimpíadas de Tókio, em 2020. “O esporte forma pessoas mais esforçadas e isso reflete em todos os âmbitos da vida, tornando-as melhores profissionais, independente da carreira a seguir”, ressalta o ex-aluno.
Samuel Campos Souza, de apenas 16 anos, cursava o 2º ano do Ensino Médio Regular na ETE FMC, e precisou transferir seus estudos quando surgiu a oportunidade de integrar o time de basquete sub-16 de Taubaté/SP, onde mora atualmente.
“Um dos motivos pelo qual optei pela ETE era o grande incentivo ao esporte e pela estrutura do campus ser muito favorável às diferentes práticas esportivas; além da tradição e qualidade do ensino”. Samuel ressalta o forte apoio da instituição: “recebi muito apoio do professor de Educação Física. Ele me ajudou muito no desenvolvimento e principalmente, na minha intenção em atuar no basquete de categoria de base”.
O professor de Educação Física, Eduardo Ribeiro, explica que faz parte do plano pedagógico da ETE FMC transmitir, por meio das atividades esportivas, valores éticos. “Nosso trabalho é voltado para práticas que, além de melhorar habilidades físicas, conscientizam a importância do cuidado com a saúde, e de uma convivência positiva entre os alunos”. E completa: “uma maneira de incentivo social é buscar o desenvolvimento através do esporte. Por isso, a importância do esporte na educação”.
Atualmente, o complexo esportivo da ETE FMC é composto por uma piscina semiolímpica, um campo de futebol em medidas oficiais, quatro quadras poliesportivas e uma academia.
Venha conhecer tudo isso de perto. Agende uma visita pelo telefone (35)3473-3600 ou pelo e-mail eventos@etefmc.com.br.
João Augusto, Jackson e Samuel: ex-alunos da ETE, destaques no esportivo nacional e internacional
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.