29/04/2015
O Projeto SERVIR é uma proposta da Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” que desenvolve e incentiva ações de voluntariado. A atividade permite a reflexão sobre valores como ética e cidadania, e assim, estimula a solidariedade e a cultura da paz entre os jovens.
O projeto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, traz para a ETE os alunos do 4º e 5º anos das Escolas Municipais “Dr. José Ribeiro de Carvalho”, “Cel. Joaquim Inácio” e “Valéria Junqueira Paduan”. Cada turma passa uma manhã na instituição, quando são realizadas várias atividades de integração, desenvolvimento social e recreação.
“Essas experiências são valiosas. O objetivo é que nossos alunos sejam provocados a Ser para os demais”, explica a coordenadora de Formação Cristã, Profª. Anatália Duarte Lopes. O Projeto Servir faz parte das atividades do Dia de Convivência e envolve os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio Regular e Técnico. “Já é o momento de ultrapassar os muros da reflexão pessoal e da convivência interna, e assim permitir a realização de ações concretas de convívio social”.
A Escola de Eletrônica promove, entre a comunidade escolar, a cultura do bom relacionamento, a partilha e a compreensão mútua. Esses conceitos são desenvolvidos a partir do auto-conhecimento, da reflexão e da observação, através de dinâmicas e atividades direcionadas à vivência dos princípios da Pedagogia Inaciana. De modo especial, o trabalho atende as particularidades de cada aluno.
“Projetos que envolvem outras escolas enriquecem o processo de ensino e aprendizagem, complementam o trabalho desenvolvido em salas de aula e proporcionam uma compreensão mais profunda e concreta da vida”, finaliza o diretor geral da ETE FMC, prof. Alexandre Loures Barbosa.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.