29/04/2022
A Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa recebeu uma doação de três telas de 7 polegadas (Display Inteligente – IHM), da empresa parceira AGTechnologies, para que os alunos possam desenvolver soluções mais próximas do mercado, visto que interfaces com maiores recursos gráficos e sensíveis ao toque são uma realidade, principalmente no exterior.
“As telas IHM fabricadas pela empresa AGTechnologies, de Santa Rita do Sapucaí, são desenvolvidas inteiramente no Brasil para suprir a necessidade de visores interativos para o mercado de equipamentos biomédicos, automação em geral e home appliance”, conta a Professora Ana Leticia Gomes Gonçalves.
São 3 modelos de telas disponibilizados pela empresa: 3.5", 4.3" e 7", sendo fáceis de serem operadas e integradas nos equipamentos. “O desenvolvedor utiliza um aplicativo instalado no computador para criar as telas com os recursos desejados: textos, animações, áreas sensíveis ao toque, relógio, entre outros. Após feito o projeto das telas, o conteúdo é transferido para a IHM através de um cartão microSD. A IHM se comunica com o circuito específico da aplicação principal. Dessa forma, uma empresa que fabrica um produto que requeira uma interface gráfica pode, facilmente, substituir uma tela alfanumérica mais simples por outra que permita maior interatividade com o usuário”, explica a professora.
Essas telas serão usadas pelos alunos do 3º ano, do curso de Telecomunicações, para a realização do Projeto Integrado.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.