29/05/2013
O instrutor de treinamento João B. Pereira é ex-aluno e busca dentro da Escola profissionais especializados.
Uma equipe da empresa NOV- National Oilwell Varco, de Macaé/RJ - esteve na ETE FMC nos dias 27 e 28 de maio para um seleção de estagiários. Foram 180 inscritos que participaram de palestra, teste e entrevista, e 16 deles devem ser contratados. A NOV é líder mundial em tecnologia de perfuração de petróleo, projeto, manutenção, venda de sistemas detalhados e componentes usados na perfuração e produção de gás e óleo.
Sobre a demanda de profissionais para a área de petróleo, o instrutor técnico da empresa, João Batista Pereira, garante que o mercado está em alta, em busca de profissionais qualificados. E esta procura deve aumentar nos próximos anos: "Estamos com uma carência muito grande para suprir a demanda de mão de obra especializada, tem muita gente disponível, mas pouco qualificado. E para colocar um profissional em uma plataforma de petróleo, fazer manutenção de equipamentos da nossa empresa, não podemos confiar em profissionais não preparados. Quem tiver qualificação tem muita vaga à espera e existem várias outras empresas na mesma situação", afirma o instrutor da NOV.
João Batista Pereira, instrutor técnico da empresa é ex-aluno da ETE, natural de Cachoeira de Minas, formou em 1992 e realiza treinamentos para funcionários da NOV, quanto para diversas empresas de perfuração de petróleo no mundo. "A ETE foi o começo de tudo, a base sólida e fundamental da minha carreira. Os conceitos que aprendi aqui, carrego até hoje no que faço. Estou muito feliz na carreira que consegui e devo muito a esta escola".
Sobre a formação integral do aluno, João Batista afirma que a ETE mudou sua vida. "Como pessoa foi uma transformação muito grande e permanente. Entrei um menino do interior e me tornei um cidadão do mundo. É um ambiente em que nos tornamos maduros e competentes. A ETE mudou meu perfil profissional e como ser humano; concluí o curso pronto para enfrentar as diversidades do mundo", finaliza.
Candidatos às vagas da NOV durante entrevista com o instrutor da emprea e ex-aluno da ETE, João Batista Pereira.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.