29/05/2014
Além da prática esportiva, os alunos pesquisaram sobre países e doaram fraldas geriátricas para inscrição no torneio
Os alunos da Escola Técnica de Eletrônica participaram, durante toda semana, dos Jogos Internos nas modalidades coletivas basquete, futsal, handebol e vôlei, nas categorias feminino e masculino e nas modalidades individuais atletismo, peteca e xadrez. Este ano, com o tema Copa do Mundo 2014, cada turma representou um país com camisetas alusivas às seleções que participarão do evento no Brasil, com início no próximo dia 12.
Segundo o Professor de Educação Física da ETE FMC, Eduardo Ribeiro, os alunos já realizaram um trabalho de pesquisa sobre a copa do mundo. “Cada turma realizou um trabalho completo de pesquisa sobre a história da Copa do Mundo, a seleção brasileira, sobre pontos positivos e negativos da realização do evento no Brasil e curiosidades diversas”.
Para o segundo semestre, os alunos darão continuidade ao projeto e deverão apresentar outro trabalho explorando temáticas econômicas, culturais, geográficas e históricas sobre o país que representaram durante os jogos. “Desenvolvemos o esporte educacional, que é incentivado em todos colégios da Rede Jesuíta de Educação. Levamos ao aluno a importância da prática de exercícios físicos para melhor qualidade de vida nos âmbitos teóricos e práticos. Ressaltamos como o esporte pode ajudar na formação profissional e pessoal, em diversos aspectos como integração, liderança, comunicação e criatividade”, explica Prof. Eduardo.
Para participar do campeonato que acontece anualmente, as turmas fizeram a inscrição solidária e doaram fraldas geriátricas, que serão entregues ao asilo no próximo mês. “Junto com os Jogos Internos, realizamos esta campanha de solidariedade e este ano beneficiaremos o asilo do município com fraldas geriátricas. Já marcamos nossa visita e os alunos vão organizar um café e uma animação para os idosos”. O prof. Eduardo reforça a educação integral da escola e finaliza: “É mais uma oportunidade de ajudar o próximo e incentivar a solidariedade, porque além de formar profissionais competentes, a ETE forma cidadãos para o mundo”.
Durante o decorrer do ano letivo, os professores de educação física transmitem aos alunos os benefícios do esporte em mudanças na qualidade de vida, e através de workshops, a ETE FMC recebe atletas e ex-atletas profissionais que relatam experiências de superação, estratégias, erros, vitórias e derrotas, e explicam como trabalhar em ambientes com pressão.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.