29/09/2016
As novas tecnologias se expandem rapidamente e a área de Telecomunicações é responsável por possibilitar a troca de informações através dos mais variados meios digitais e eletrônicos, adquirindo importância cada vez maior para a sociedade.
Para a PROJETE 2016 – Feira de Projetos Tecnológicos da ETE FMC – os alunos do 3º ano, do curso técnico em telecomunicações, irão expor protótipos que facilitam as diversas formas de comunicação.
Os estudantes Amanda, Guilherme, Jade, Larissa e Raphael desenvolveram o Dispensador de remédios com aviso remoto, operado por aplicativo de celular, capaz de sinalizar o horário e a dose de administração dos medicamentos.
“Através de pesquisas sobre a área da farmacologia (um seguimento da medicina que estuda as propriedades químicas e os efeitos dos medicamentos no organismo dos seres humanos), criamos esse projeto com o objetivo de evitar que o paciente esqueça de tomar a medicação. Com a correria do dia a dia, as pessoas atrasam ou até mesmo esquecem dos remédios. Isso compromete o tratamento, e eles não serão tão eficazes como deveriam,” explica Larissa Rocha.
Já o projeto Sistema informativo de enchentes e secas faz a medição do nível de rios através de sensores e disponibiliza as informações em uma central. Toda comunicação é feita através de bluetooth.
Os alunos do curso de telecomunicações ainda irão apresentar: Monitor remoto de energia elétrica residencial, Smart Car Alarm, Implementação do Sistema Zigbee no AGV, Limpador Ultrasônico, entre outros. No total serão 150 trabalhos expostos áreas de Automação Industrial, Equipamentos Biomédicos, além de Telecomunicações. A PROJETE apresenta sua 36ª edição e será realizada de 05 a 07 de outubro, no campus da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa.
Os alunos Amanda, Larissa e Raphael com a orientadora da equipe, profª. Ana Letícia
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.