29/11/2012
Na ocasião do Jubileu de Ouro de sua formatura, o antigo aluno Luiz Roberto Kallas - formado na primeira turma da ETE FMC em 1962 - nos enviou uma carta, que temos o prazer de dividir com todos vocês.
"Prezados,
Peço que transmitam à direção da ETE, tanto a honra em ser convidado para este significativo evento, como também minha tristeza em não poder comparecer.
Mesmo tendo trocado de profissão, pois hoje sou Administrador de Empresas, a formação que recebi na ETE me foi útil até hoje. Sinto honrado e orgulhoso em ter sido participante deste projeto inovador e de grande sucesso.
Aprendi na ETE, muito mais do que ser um técnico, mas como apregoado pela pedagogia Inaciana, aprendi como um ser humano deve proceder em uma sociedade. As lições aprendidas com o Padre Alonso, Padre Caballero, Dr. Antonio de Oliveira, Dr. Aureliano Chaves, Professor Mortimer Tappan, Professor Garcia, Professor Fernando Constanti, Professora Cidália, Professor José Elpídio, Professor Nacle, Professor Scudeller e muitos outros e sobretudo o Professor Francisco Magalhães, foi de imensa valia para tudo que fiz na vida. Este último me despertou a vocação para as Ciências Econômicas. O Padre Alonso também, além dos conhecimentos técnicos me alertou sobre minha vocação para a Política. O Professor Tappan me iniciou na Teoria Geral dos Sistemas que considero um dos maiores aprendizados de minha vida. Teria um agradecimento especial para cada um de meus diletos mestres. Fica apenas o meu reconhecimento e quem sabe uma futura possibilidade de mostrar como cada um deles moldou a minha maneira de entender a vida humana. Sou suspeito ainda para agradecer as aulas e ensinamentos do Dr. Elias Kallas e Neuza Kallas, por serem meus parentes. Mas a influência deles foi imensa na minha maneira de ver o mundo, reforçando o que aprendi com os Jesuítas.
Guardo com imenso carinho o privilégio de ter sido aluno no primeiro curso da ETE e não tenho como agradecer o presente que recebemos de Dona Sinhá Moreira e do Professor Fernandes Netto.
Todos vocês estão em minhas preces e meus agradecimentos pela honra que tive em participar deste vitorioso projeto. Guardo ainda com carinho o tempo que convivi com meus queridos colegas, inclusive os que já se foram prematuramente. Transmita meu abraço aos que comparecerem.
Um abraço a vocês, obrigado e, por favor, transmitam meus agradecimentos a todos os atuais colaboradores, alunos, professores, funcionários e aos meus queridos padres Jesuítas, que tanto fizeram por minha formação.
Luiz Roberto Kallas"
Quadro comemorativo da Formatura de 1962 - primeiros técnicos em eletrônica da América Latina.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.