30/01/2015
O equipamento apresentado no 'Encontro com Fátima Bernardes' foi desenvolvido para PROJETE 2012
A Cadeira Ortostática Dinâmica (C.O.D.) foi o projeto desenvolvido por um grupo de ex-alunos da ETE FMC para a PROJETE 2012. O equipamento consiste em uma espécie de cadeira de rodas que tem a função de colocar uma pessoa com deficiência física na posição vertical, em pé, e assim permitir sua locomoção.
O projeto conquistou o segundo lugar na categoria engenharia na maior Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace 2013), e a partir de então teve acesso a importantes feiras nacionais como a Expo MILSET (Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico), em Fortaleza/CE, a MOSTRATEC (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia), em Nova Hamburgo/RS, entre outras.
Um de seus criadores, Walef Robert Carvalho, hoje estudante de engenharia biomédica, continua a aperfeiçoar o projeto, e segundo ele, várias melhorias já foram desenvolvidas como inserção de um motor mais potente com capacidade para levantar até 500 quilos, indicador de bateria, e um sistema de controle por sensores para movimentação instalados em um boné.
A Cadeira Ortostática Dinâmica que já foi destaque e diversos programas de televisão, como o Globo Ciência e EPTV, foi apresentada novamente no dia 27 de fevereiro, ao vivo, no programa Encontro com Fátima Bernardes, com a participação de Walef e seu pai, Leandro Carvalho, inspirador do projeto.
Há oito anos seu pai teve tetraplegia após um acidente na piscina e chegou a perder todos os movimentos do corpo; e o objetivo de Walef ao desenvolver o equipamento foi ajudar pessoas com as mesmas limitações. “Agora a minha intenção é aprimorar todo o hardware, unir parcerias e tentar uma comercialização”, finaliza.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.