30/03/2015
Crianças em busca da cura do câncer, órgãos humanos produzidos em impressoras 3D, gamers que desenvolvem soluções para a biomedicina, óculos de realidade aumentada. Estes foram apenas alguns dos inúmeros temas abordados por Ralph Peticov e Boo Aguillar na apresentação que inaugura o ETE Trends, ciclo de palestras criado para colocar os alunos em contato com o que existe de mais avançado em tecnologia.
O evento, acontecido no dia 28 de março no auditório da ETE, contou com a presença de um bom número de visitantes, além dos alunos dos cursos técnicos (noturno e diurno) e do ETE Ensino Médio.
Com muita familiaridade com os temas abordados, os palestrantes trouxeram um universo de possibilidades, falaram sobre a importância de disciplinas como biologia, química e física no desenvolvimento de novas tecnologias e ressaltaram a importância da arte e do design no universo empreendedor.
Após mais de duas horas de exposição, os palestrantes convidaram a plateia a encontrá-los na Praça Santa Rita, onde mostrariam o funcionamento dos óculos Rift, capazes de colocar o usuário em um universo de realidade aumentada. Além de alunos da ETE, crianças e adultos experimentaram o equipamento. Enquanto os presentes conheciam a ferramenta, acontecia um evento musical bem ao lado, o que tornou a tarde ainda mais interessante.
Para aqueles que não estiveram presentes, o evento foi gravado e será disponibilizado em breve. “Nossa intenção é que, nas próximas edições da Projete, surjam soluções inspiradas nessas novas tecnologias. Queremos estar em constante contato com as tendências globais e fazer com que essas palestras inspirem os alunos a produzir protótipos alinhados com o que há de mais moderno.” – finaliza o diretor Alexandre Loures Barbosa.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.