ETE debate currículo com PhD em Gestão Educacional

30/06/2017

O currículo revela-se na realidade cotidiana da escola. Através dele, realizamos a finalidade que declaramos: excelência na educação de pessoas conscientes, competentes, compassivas e comprometidas (adaptado do PEC §30).

Inspirados pelo tema “Currículo: muitos saberes, poucas certezas...”, os professores da ETE FMC participaram de uma capacitação no sábado, dia 24 de junho. Palestra e oficina foram conduzidas pela Profa. Sônia Magalhães – PhD em Gestão Educacional e diretora geral do Colégio São Luis, um dos mais tradicionais da cidade de São Paulo, integrante da Rede Jesuíta de Educação.

O currículo escolar requer a organização de tempos e espaços, a partir da qual a instituição trabalha as diferentes áreas do conhecimento. Mais do que o conjunto de atividades organizadas em séries, disciplinas e avaliações, o currículo é o coração de uma escola e não deve limitar-se a um documento formal.

Para ampliar a discussão, além de debater conteúdos acadêmicos, os professores foram motivados a pensar que tipo de cidadãos a ETE FMC quer formar, cumprindo seu papel de entregar à sociedade um cidadão integral, aberto ao mundo e sensível ao outro.

“Na dimensão cristã, a obrigação da ETE – assim como a de todos os colégios da Companhia de Jesus – é proporcionar uma formação ética, seja para o mercado de trabalho ou para o mundo de maneira mais ampla”, reforça Profa. Sônia.

As discussões sobre currículo escolar vêm assumindo grande importância no cenário nacional. A Profa. Sônia Magalhães relata que a RJE também tem trabalhado na base de um currículo comum: “estamos dando os primeiros passos de reconhecer o que cada escola tem feito e, várias estão em processo de revisão curricular. O que buscamos é o mínimo comum, que garanta identidade e esteja presente no currículo de todas as escolas da Rede. Isso não vai só revelar apenas a organização das matrizes, como também o modo como os valores e os temas transversais serão incluídos nos diferentes componentes curriculares”.

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.