30/11/2012
Nessa quinta-feira, 29 de novembro, o Sul de Minas recebeu sua primeira unidade da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais - Uaitec Santa Rita de Sapucaí.
O projeto do Governo de Minas - desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - visa a criação de um espaço para a promoção de cursos de idiomas, extensão, graduação e tecnólogos. A Uaitec terá a parceria de universidades públicas federais e estaduais mineiras.
Além das diversas autoridades locais, também estiveram presentes o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Olavo Bilac Pinto Neto; e o Deputado Estadual, Dalmo Ribeiro. A ETE FMC foi representada pelo seu Reitor, Pe. Elcio José de Toledo, SJ.
O objetivo da rede Uaitec é ampliar o acesso dos mineiros ao ensino público superior, democratizando, pela educação a distância, a oferta de vagas em diversas regiões do estado. Até 2014, o estado deve contar com cerca de 200 polos de educação a distância, sendo que 84 deles nas unidades da rede CVT - Centro Vocacionais Tecnológicos.
Cada unidade Uaitec é dotada de uma sala de inclusão digital, duas salas de educação a distância com equipamentos de videoconferência e capacidade de atender até 50 alunos em cada, laboratório vocacional, sala de professores e núcleo de atendimento empresarial.
A Uaitec Santa Rita de Sapucaí funciona nas instalações da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa (ETE FMC), Avenida Sinhá Moreira, 350. Contato: (35) 3473-3600 - ramal 669.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.