31/01/2017
Vivemos a era da comunicação. Somos constantemente bombardeados por informações vindas de todos os canais. As manchetes acima evidenciam uma preocupação ainda maior: a atual fragilidade de nosso ecossistema.
Atentos a esta questão, o ano letivo de 2017 na ETE FMC será guiado pela sustentabilidade. Sob o lema Pense verde. Pense ETE., as diversas atividades desenvolvidas pela Escola confluirão para “uma apreciação mais profunda da nossa aliança com a criação” (CG 35, D 3)*.
Para isso, uma nova disciplina foi criada. Trata-se das Atividades Práticas Programadas. Esta disciplina, aplicada aos três anos, será dividida em módulos e contemplará: coleta seletiva e clima; compostagem e tratamento e resíduos; geração alternativa de energia; entre outros temas.
O projeto Horta Comunitária, além de proporcionar a produção de alimento, será responsável por agregar outras duas iniciativas: o minhocário e a compostagem. A partir da compostagem será possível o aproveitamento de resíduos orgânicos como adubo natural; o minhocário, por sua vez, enriquecerá a terra utilizada na horta; e esta produzirá alimentos destinados ao programa Bolsa Alimentação.
O uso de copos descartáveis também será extinto do cotidiano da ETE FMC. Em substituição a eles, foram adotadas canecas de fibra de coco. Além disso, o uso consciente das impressoras e a reutilização de papel são estimulados em todos os departamentos.
O maior desses projetos é a construção de uma miniusina fotovoltaica. Como afirma a 35ª Congregação Geral, parte da missão da Companhia de Jesus consiste em responder aos desafios ecológicos e socioambientais do mundo atual. Pensando nisso, decidiu-se, em 2016, instalar uma miniusina de geração de energia fotovoltaica na ETE FMC. A obra ocupará uma área de mais de 14 mil m², sendo composta por quase 4 mil painéis solares capazes de gerar 1MW de energia – o suficiente para alimentar as obras jesuítas em todo o estado de Minas Gerias. Com isso, diminui-se a emissão anual de 582 de toneladas de dióxido de carbono.
Junte-se a nós nessa iniciativa!
*Documento 3 da 35ª Congregação Geral da Companhia de Jesus.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.