Exposição "Jesuítas Paixão e Glória" chega na ETE FMC

31/03/2014

                Com entrada franca ao público em geral e visita de grupos escolares, a exposição itinerante conta a história da Companhia de Jesus no mundo em nove ambientes, alguns interativos

 

A história de quase 500 anos da Companhia de Jesus está retratada na exposição itinerante Jesuítas: Paixão e Glória. A mostra conta a trajetória da Companhia de Jesus, desde a conversão de seu fundador (Santo Inácio de Loyola), passando por seu surgimento no século XVI e a presença missionária dos jesuítas em todo o mundo. Responsável por revolucionar as áreas social, educacional e cultural, a Companhia de Jesus sempre marcou fortemente sua atuação pelo "ensinar a pensar".

Foi essa forte atuação que levou à supressão da Ordem religiosa durante o período de 1773 a 1814. Para comemorar o bicentenário de sua restauração em 2014, a Companhia de Jesus organizou a exposição itinerante Jesuítas: Paixão e Glória. A exposição estará na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), no campus da ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa  (Av. Sinhá Moreira, 350 - Centro - Santa Rita do Sapucaí - MG - CEP 37540-000), de 7 a 29 de abril.

A exposição receberá a visita de grupos mediante agendamento (pelo telefone (35)3473-3600 - ramal 676) e também estará aberta ao público em dois sábados, dias 12 e 26/4, das 13 às 18h (não é necessário pré-agendamento), com entrada franca.

Em um espaço de cerca de 160 metros quadrados, a exposição terá nove ambientes, alguns interativos, sobre a história da maior Ordem religiosa da Igreja Católica, que reúne mais de 18 mil jesuítas em atuação em 130 países dos cinco continentes. Entre as atrações, haverá um painel de 18 x 9 metros, reprodução do famoso afresco de Andrea Pozzo (irmão jesuíta e artista italiano), pintado no teto da igreja de Santo Inácio, em Roma (Itália). Os visitantes poderão participar da experiência imersiva tendo contato com imagens, áudios e vídeos, além de objetos cênicos e atividades interativas.

"Será uma ótima oportunidade para jovens estudantes, pesquisadores e público em geral conhecerem a história da Companhia de Jesus, que comemora, este ano, os 200 anos de sua restauração", diz o padre Geraldo Lacerdine, diretor de comunicação da Companhia de Jesus. "Desde o início, a Ordem religiosa esteve imersa no mundo, ensinando a pensar. E é isso que desejamos mostrar às pessoas por meio da exposição."

"Nós esperamos com grande ansiedade a exposição que foi criada para o papa em sua visita ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude. Exposição digna de ser recebida nos maiores centros culturais estará ao nosso alcance para o público de Santa Rita e região. Voltada para o público jovem com histórias em tela de cordel, projeção multimídia, áudio e muita interatividade, conta a história dos Jesuítas. É uma o​portunidade imperdível de saber mais sobre a maior ordem da igreja católica que mudou a história da educação no mundo", conta o diretor geral da Escola, Alexandre Loures Barbosa.

Depois de Santa Rita do Sapucaí, Jesuítas: Paixão e Glória segue País afora, passando por cidades como Florianópolis, Juiz de Fora, Recife e São Paulo. Na capital paulista, a exposição chega em julho, no Conjunto Nacional (na Avenida Paulista), e terá um espaço dedicado ao papa Francisco - com painéis e vídeos sobre a história do papa e sua vinda ao Brasil, entre outros fatos.

 Jesuítas: Paixão e Gloria já foi montada no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, em julho de 2013, e foi visitada por milhares de jovens peregrinos, que participaram da Jornada Mundial da Juventude - JMJ. Este ano, a mostra também já esteve na Casa de Retiros Vila Kostka, também conhecida como Mosteiro dos Jesuítas, em Indaiatuba/SP, e no Colégio Loyola, em Belo Horizonte/MG.

 

Programação da Mostra na ETE FMC

12/04 - visitação pública das 13h às 18h

14 a 16/04 - visitação agendada (das 8h às 12h e das 13h às 17h)

22 a 25/04 - visitação agendada (das 8h às 12h e das 13h às 17h)

26/04 - visitação pública das 13h às 18h

 

A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.

Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.

Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.

A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

NOSSOS CANAIS


ete@etefmc.com.br
(35) 3473-3600

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a ETE FMC a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades.