31/07/2015
TAETEC apresenta: O despertar da primavera
Oito jovens descobrindo os prazeres e perigos da adolescência.
Vitor Reis e Nathália Campioni são Melchior e Wendla – protagonistas de “O despertar da primavera”
Nos dias 14 e 15 de agosto, o Teatro de Arte da Escola Técnica apresenta seu primeiro espetáculo de 2015: O despertar da primavera, do alemão Frank Wedekind. Escrita na primavera de 1891, a peça foi censurada pela crítica e liberada apenas em 1906. Mais de cem anos depois, a história não perde sua atualidade, já que os conflitos e descobertas da adolescência são atemporais e universais.
Melchior é um jovem brilhante e rebelde que ousa questionar os costumes de sua época. Wendla é integrante de uma família de classe média alta, educada por uma mãe enérgica. O encontro dos dois se transforma numa mistura de paixão e tragédia. Ao fundo, outras histórias se desenvolvem, como a do oprimido Moritz e a bela Ilse que, ao contrário dele, tem a coragem de usufruir de sua liberdade. Todos enfrentam o peso da repressão e do conservadorismo. Temas polêmicos como abuso sexual, violência doméstica, gravidez na adolescência, prostituição e suicídio vêm à tona na vida desses oito jovens.
O despertar da primavera faz parte da programação do Festival “Cidade criativa, cidade feliz” que acontece durante o mês de agosto em Santa Rita do Sapucaí.
A peça fica em cartaz nos dias 14 e 15 de agosto (sexta-feira e sábado), às 19:30h. As sessões acontecem na quadra da ETE FMC, com entrada franca. Atração recomendada para maiores de 12 anos.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.