31/08/2017
Mídias – do conhecimento ao uso consciente e responsável foi o tema trabalhado na segunda edição do REFLETE de 2017. Foram duas semanas de atividades, com 15 rodas de conversas, envolvendo diversos especialistas, nas quais os estudantes puderam discutir sobre diferentes assuntos relacionados à atuação segura e consciente no mundo midiático digital.
Encerrando o ciclo de atividades, no dia 26, os alunos participaram da palestra Aspectos jurídicos do uso e exposição nas mídias com o Defensor Público Dr. Leonardo César Matheus, de Mococa/SP, que abordou a falsa sensação de anonimato provocada pela internet. Além disso, ele ressaltou inúmeras consequências de ordem emocional, social e jurídica que estão sujeitos os usuários que fazem uso indevido das mídias.
Na sequência, a palestra Aspectos psicológicos e sociais das interações com as mídias foi ministrada pela Psicóloga Master em Coaching, Giliani Paula Souza, que levantou questões como o tempo excessivo de conexão e os prejuízos que acarreta nos aspectos pessoal e social da vida do jovem.
“Os alunos tiveram a possibilidade de desenvolver uma discussão de alto nível! A presença destes profissionais permitiu a troca de muitas informações e experiências. Momentos de reflexão e riqueza que, temos certeza, permitirão aos nossos alunos, daqui para frente, um uso das mídias com inteligência e maior responsabilidade. Agradecemos a todos pelo apoio,” finaliza Anatália Duarte, coordenadora de Formação Cristã.
Confira os temas das Rodas de Conversas e os especialistas que colaboraram:
- Jovens multifuncionais. Como administrar esta realidade? - João Rubens
- Mundo offline X mundo online - Raoni Teixeira
- Nomofobia (ficar sem celular) – Lucas Navarolli (Formação Cristã ETE) e Tiago - Alunos de Psicologia da Univás
- Jovens e internet: a capacidade de comunicação comprometida (a internet não exige entonações nem linguagem corporal) - Guilherme Carrozza (Univás)
- Redes de contatos e o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico - Prof. Filipe Vilela (ETE FMC)
- A internet como ferramenta para a criatividade. Os jovens expressam e mostram seus talentos - Prof. Vinícius Soares
- A importância da mídia para a Educação – Prof. Carlos Ynoguti (Inatel)
- Mundo offline X mundo online - Ellen Patrícia da Silva Mira e Priscilla Picolli (Empreendedoras -Velvet Doceria)
- O lado positivo e negativo dos compartilhamentos - Prof. Zorilda Alves de Sá (ETE FMC)
- Um digital influencer para chamar de seu - Filipe Carvalho (Marketing – ETE FMC)
- As relações e os limites entre o público e o privado a se estabelecer nas redes – Prof. João Taero (ETE FMC)
- Comportamentos patológicos por dependência da web. Fenômeno Netflix: Como dosar? – Lamounier Soares
- Uso consciente das tecnologias que envolvem as Redes Sociais – Prof. Luis Gustavo Torquato (ETE FMC)
- Cyberbullying - Adriana Ynoguti – Orientadora Educacional (ETE FMC)
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.