02/07/2021
Com o tema “Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” a Simulação Interna das Nações Unidas – SINU – acontece entre os dias 13 e 17 de setembro. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
E esse ano, simultaneamente à SINU, também acontece um Seminário com a temática “A Desigualdade”. Então, os alunos do Ensino Médio têm duas opções: participar da Simulação da ONU ou, pela primeira vez, do Seminário, que será dividido por séries, com as mesmas discussões, mas usando metodologias diferentes, com o objetivo de pensar soluções futuras para promover mudanças positivas no mundo.
Para os dias de debate, os alunos passam por meses de preparação, com pesquisas, trabalhos em classe e discussão. Cada aluno simula um representante de país, como chefe de Estado, diplomata, delegado ou jornalista. Assim, além do trabalho acadêmico, contribui para o desenvolvimento de habilidades na oratória, visão de mundo e superação de desafios, como a timidez.
A SINU é um projeto da Rede Jesuíta de Educação implantado em todos os colégios, com a participação de todos estudantes do Ensino Médio, que simulam o ambiente da Organização das Nações Unidas e tem como objetivo debater temas de relevância internacional, inserir os estudantes no cenário global, além de buscar possíveis soluções de conflitos através de diálogos importantes, tornando o aluno protagonista no processo de aprendizagem.
E a grande novidade para 2021 é a SINU para ex-alunos. Com uma temática especifica, o evento será realizado dia 28 de agosto, sábado, no período das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. Em formato híbrido, online e presencial, terá um número máximo de participantes permitido, portanto as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas até dia 07 de julho, pelo link: https://surveyheart.com/form/60db1e174e773c750c606985.
A Escola Técnica de Eletrônica “Francisco Moreira da Costa” é mantida pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social.
Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem.
Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social.
A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.